Informações e foto: Câmara Municipal
A comissão para Assuntos Relevantes criada no final de 2013 na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, com objetivo de acompanhar a situação e encaminhamentos de propostas referentes as manifestações populares contrária a construção da Unidade Prisional Avançada (UPA) na comunidade de São Paulinho, composta pelos vereadores, Edu Borges (PT), Adilson Sperança (PP), Edilso Ranzan (PSDB) e a vereadora Marlice Perazoli (PMDB), concluiu e apresentou ao plenário na noite de terça-feira (27) o relatório final dos trabalhos.
O documento destaca que várias reuniões foram realizadas pela Comissão com autoridades municipais e do Estado e com moradores de São Paulinho e Três Voltas, no intuito de discutir a questão.
O relatório evidenciou as manifestações contrárias dos moradores da comunidade de São Paulinho quanto ao local já definido pelos governos municipal e estadual para a construção da UPA, principalmente pela localização do terreno, que abrange proximidades do cemitério local. Recebeu também a informação que significativa parcela dos moradores da comunidade de Três Voltas disseram ser favoráveis a implantação da UPA naquela comunidade, conforme abaixo-assinado apresentado à comissão, e que a maioria da população entende ser necessária uma Unidade Prisional para a melhoria da segurança pública local e regional.
Diante desse levantamento, a vereadora Marlice Perazoli, responsável pela relatoria do grupo, informou que a avaliação final sugere aos órgãos públicos responsáveis a ampliação dos diálogos com a população que é a maior interessada na construção da UPA.
“Como o Legislativo não tem o poder de decisão neste caso, a nossa sugestão, já que a construção da UPA é um desejo da maioria da população, que sejam feitos todos os esforços para viabilizar a edificação”, finalizou a vereadora enfatizando que a decisão final cabe ao Governo do Estado e a prefeitura.