Comunidade festeja 25 anos da capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Geral
São Lourenço do Oeste | 12/05/2017 | 12:57

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

Desmembrada dos setores um e dois da Igreja Matriz São Lourenço Mártir, a capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro completa 25 anos de história. Localizada no bairro Perpétuo Socorro, em São Lourenço do Oeste, nasceu de um esforço conjunto das famílias do bairro que buscavam ter seu espaço próprio para realizar celebrações.

Neide Bodanese foi presidente do conselho da comunidade de 1986 a 1989 e conta que o nome da capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi escolhida através de uma votação com a comunidade. A missa com a benção da pedra fundamental foi realizada pelo frei Luiz Wolff, em 1992, que também abençoou a imagem da santa, doada pela família Vivian.

A capela foi construída entre 1992 a 1996, com dinheiro de doações, festas e promoções, mas principalmente com a contribuição da comunidade. O primeiro conselho da comunidade teve além da presidente Neide, a secretária Bernadete Krindges e o tesoureiro Antônio Stocco. O pároco era Nelson Camello. Durante a construção da capela, o conselho teve Idair Polesello, Pedro Echer, Danilo de Cézaro, Pedro Milan (em memória), José Purcino, Ivanir Polesello, Valdir Ariatti, Clemente Trento, Serafim Mazzuco e Valdomiro Benedetti (em memória).

Parte da história da capela está registrada no livro 50 anos da Paróquia São Lourenço, lançado em 2002, mas são os moradores que fazem com que ela se evidencie. Neide, que já teve várias funções na comunidade, como coordenadora de capelinha e ministra, fala com carinho de todo o processo até que a capela ganhasse forma. Para ela, isso só foi possível porque muitas pessoas ajudaram, “colaborando com a edificação material e espiritual”.

Atualmente, a capela conta com um pavilhão, construído para que a comunidade tivesse um espaço para as festas e promoções. A capela também passou por reformas e melhorias ao longo dos anos.

Domingo, dia 14 de maio, a comunidade realizará uma missa especial para comemorar os 25 anos da capela. Será a partir das 10h30, com o frei Luiz. Os pioneiros fundadores ganharão destaque especial nesta celebração.