Conferência regional discute direitos da pessoa idosa

Geral
São Lourenço do Oeste | 28/07/2015 | 17:59

Autor: Marcelo Coan
Foto: AMNoroeste

Nesta segunda-feira (27), no auditório da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catariana (AMNoroeste), os municípios de Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste participaram da 2ª Conferência Regional da Pessoa Idosa, cujo tema é: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”.

Representando os seis municípios, 12 delegados – sete da sociedade civil e cinco do poder público – discutiram a elaboração de políticas públicas em âmbito regional, elegeram os delegados que representarão a regional na 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e elaboraram o relatório sobre o tema proposto e encaminharam para a comissão estadual. Também aproveitaram para fazer uma análise sobre as ações dirigidas às pessoas idosas, os espaços de participação e a forma com que estão sendo geridas as políticas públicas.

Segundo a secretária executiva da AMNoroeste, Solange do Amaral Müller, agora o desafio maior é organizar a participação dos delegados na etapa estadual, já que todas as propostas serão analisadas e discutidas. As aprovadas seguem para a fase nacional. “Os delegados é que vão defender as nossas propostas”, justifica ela e explicou que o deslocamento e hospedagem dos representantes dos órgãos públicos são subsidiadas pelos municípios, contudo, não há parâmetro legal para que as despesas dos que representam a sociedade civil sejam custeadas também pelas administrações.

Direito da Pessoa com Deficiência

No dia 24, também na AMNoroeste, municípios estiveram reunidos para a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Além de definir as diretrizes da política nacional, os municípios elegeram os delegados que participarão da conferência estadual.

Outras conferências

Até o momento, a AMNoroeste, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Lourenço do Oeste, já realizou quatro conferências – da pessoa com deficiência, da pessoa idosa, da criança e do adolescente e da segurança alimentar. Nos próximos meses outras duas devem ser realizadas – da mulher e da juventude. De forma individual, os municípios estão realizando as Conferências da Saúde e da Assistência Social.