Informações: Portal RBJ
Foto: Reprodução
Um homem de 54 anos é a primeira vítima fatal da gripe H1N1 em Palmas (PR). O paciente morreu no dia 8 de junho após permanecer poucas horas internado em hospital do município. A informação foi confirmada pelo setor de Epidemiologia da prefeitura nesta quarta-feira (22), após divulgação do resultado dos exames encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacem).
De acordo com a enfermeira Marilia Forest, o paciente foi internado com os sintomas da doença no dia 6 de junho. No dia seguinte foram coletados os materiais e enviados ao Lacem, sendo que no dia 8 ele morreu. O paciente residia no perímetro urbano de Palmas e desenvolvia suas atividades profissionais no meio rural.
Inicialmente o caso foi cadastrado como sendo de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) não tipificada, até que houvesse a comprovação laboratório da causa da morte, que comprovou H1N1. Pela idade, o paciente estava fora do grupo que tem direito a receber a vacina contra os vários tipos de gripes disponibilizadas gratuitamente pelo governo federal.
Com a confirmação do óbito em Palmas, essa é a nona morte pela doença neste ano na região. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quarta-feira traz apenas os casos de vítimas da gripe ocorridos em Dois Vizinhos (2), Francisco Beltrão (2), Marmeleiro (3) e Chopinzinho (1).