Informações: Diário do Sudoeste
Foto: Reprodução/Internet
O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Pato Branco (PR) confirmou, na tarde de terça-feira (13), um caso de morte por Influenza A Sazonal H3 no município. De acordo com a enfermeira Marinês dos Santos Fernandes, a morte ocorreu no dia 29 de maio e o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) – laboratório de referência no Estado – confirmou a causa da morte por Influenza A Sazonal H3 no dia 6 de junho.
No entanto, no último Boletim da Gripe divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), em 8 de junho, esse episódio de influenza estava identificado apenas como um caso notificado da doença, e ainda não constava como óbito. Isso porque os dados apresentados no boletim davam conta de informações coletadas até a semana 22 de 2017, ou seja, dia 2 de junho.
Segundo a Sesa, a vigilância da Influenza e dos outros vírus respiratórios no Estado é realizada pela vigilância universal dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) dos internados e óbitos, e pela vigilância sentinela. A vigilância sentinela é composta por uma rede de 47 unidades sentinelas (US), sendo 23 US de Síndrome Gripal (SG) e 24 US de Síndrome Respiratória Aguda Grave em UTI, que estão distribuídas em 15 Regionais de Saúde (RS) e 17 municípios do Paraná.
Vítima
De acordo com a enfermeira Marinês, o óbito ocorreu em uma mulher de 76 anos, residente no interior do município de São João, que fez a vacina da gripe no dia 18 de abril. A paciente foi transferida para Pato Branco e internou no Hospital São Lucas no dia 27 de maio, sendo conduzida pelo Samu até o hospital. Marinês explicou que a paciente apresentava vários sintomas característicos da gripe, como febre, tosse e dispneia (dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente associada a doença cardíaca ou pulmonar).