Confirmado óbito por dengue grave em Santa Catarina

Geral
Florianópolis | 25/03/2016 | 17:02

Informações: Governo do Estado
Foto: Arquivo pessoal

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), informou no fim da tarde desta quinta-feira (24) que, o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou o diagnóstico laboratorial de dengue para o óbito do professor universitário Alisson Klam, 37 anos, residente em Chapecó, ocorrido no dia 13 de março.

Como se tratava de uma morte suspeita de dengue, foi realizada uma investigação conjunta entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, utilizando o Protocolo de Investigação de Óbitos por Dengue do Ministério da Saúde. Os resultados da investigação epidemiológica, aliada à confirmação laboratorial do caso, confirmam o primeiro óbito por dengue grave registrado no Estado.

Reforça-se, assim, a necessidade da população procurar atendimento imediato caso apresente sintomas de dengue (febre alta, dores pelo corpo, mal estar), que as unidades de saúde estejam preparadas para aplicar o protocolo de manejo clínico e classificação de risco frente a um caso suspeito de dengue, além de se intensificar as ações de prevenção, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.