Autor e foto: Marcelo Coan
Não é de hoje que o brasileiro tem a fama de deixar sempre tudo para a última hora. Apesar de haver esse costume, outras questões influenciam. Pelo menos é o que diz Pedro Ferst, gerente de um supermercado de São Lourenço do Oeste.
Ferst explica que a questão é muito discutida pelos supermercadistas, entretanto, ele conta que a Páscoa deste ano é totalmente diferente da do ano passado, especialmente em função do calendário. “A Páscoa do ano passado foi no mês de abril, no dia 3. Neste ano caiu no mês de março, no dia 27”, disse.
Apesar de neste ano a data comemorativa cair no fim do mês, Ferst afirma que o movimento é bom e apresenta um crescimento nesses últimos dias. “Eu creio que o movimento maior seja nesta quinta-feira (24) e no sábado (26)”, disse ele afirmando que na região a procura por chocolates, especialmente os ovos, está normal.
Em função do calendário, o gerente conta que uma alternativa para atrair o cliente é oferecer prazos diferenciados, já que nem todos recebem antes do quinto dia útil.
Questionado, Ferst falou que o preço dos produtos não alterou muito em relação ao ano passado. “Claro, no geral houve um aumento, mas não é um absurdo. Se houver retração nas vendas não será devido aos preços”, afirma.
Pesquisa
Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC, que avaliou a intenção de compra para o período de Páscoa, neste ano o consumidor deve gastar em média R$ 151,76. O valor é menor (-4,1%) do que o levantado pela mesma pesquisa em 2015, que havia sido de R$ 158,21.
O estudo aponta que a redução da expectativa do gasto médio verificado neste ano está fortemente vinculada a evolução da situação financeira das famílias. Do total entrevistado (2.120 pessoas), 41,7% declararam estar em situação pior do que a do mesmo período do ano anterior. Apenas 24% apontaram que a situação melhorou e 34,2% afirmaram que estão em igual situação, fruto da desaceleração real da renda, oriunda da alta inflação e do aumento do desemprego.
Atendimento
De acordo com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de São Lourenço do Oeste, nesta sexta-feira (25) – Paixão de Cristo – não haverá expediente no comércio. No sábado (26) a sugestão é que se atenda das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
Supermercados, mercearias, postos de combustíveis, farmácias e demais serviços essenciais fazem os próprios horários.