Coordenadores de grupos de idosos e Polícia Civil discutem segurança de eventos

Geral
São Lourenço do Oeste | 27/04/2015 | 16:43

Autor e foto: Marcelo Coan

A convite da Secretaria de Assistência Social, na tarde desta segunda-feira (27), no auditório da prefeitura de São Lourenço do Oeste, o gerente de Fiscalização de Jogos e Diversões da Polícia Civil (PC), Amilton Silva, conversou com os coordenadores dos grupos de idosos do município. Em pauta, a resolução que prevê a contratação de seguranças para os eventos em que haja dança e venda de bebidas alcoólicas.

Insatisfeitos com o que determina a resolução, os coordenadores alegam que os grupos não possuem caixa para arcar com a despesa. Do outro lado, Silva afirma que a resolução é de 2009 e que uma determinação da gerência estadual solicita a fiscalização. “Desta forma, eu comecei a fiscalizar e repassar para os responsáveis dos grupos que seria necessária a contratação de seguranças”.

Embora em outras regiões a fiscalização seja mais branda, ou em alguns casos não ocorra, Silva explicou que pode haver a responsabilização dos envolvidos caso a resolução não seja cumprida. Ele contou que durante o trabalho de fiscalização já identificou pessoas que trabalham e movimentam o tráfico de drogas na região nos ambientes de confraternização da terceira idade. “A preocupação é com a saúde e o bem estar deles”, conta ele.

Flexibilidade

Apesar de a resolução ser clara em exigir a presença de seguranças em eventos dançantes e em que haja venda de bebidas alcoólicas, o gerente de Fiscalização de Jogos e Diversões da Polícia Civil disse que há uma flexibilidade.

Um ponto citado por ele é o número de seguranças. Silva contou que a resolução prevê um mínimo de cinco seguranças por evento, contudo, numa conversa com o delegado regional, chegou-se a um entendimento de que este mínimo pode ser reduzido para três.

Segundo ele, o evento ficará isento de contratação de segurança caso os responsáveis apresentem uma declaração de que não haverá venda e consumo de bebida alcoólica.

Punição

Caso as determinações não sejam cumpridas, cabe aos fiscais a condução dos responsáveis pelo evento até a delegacia. De acordo com Silva, os envolvidos terão que responder um processo judicial.

Clubes

Conforme a secretária de Assistência Social, Irma Isoton, representantes dos 15 grupos de idosos participaram da conversa. Segundo ela, cada clube realiza em torno de um a dois encontros por ano para confraternizar. Neste caso há a participação de grupos da região e até mesmo de outros Estados. Fora isso, há encontros menores, apenas com os integrantes do grupo. Estes são mensais ou a cada semana.