Covid-19: Brasil bateu dois recordes consecutivos de testes diários em farmácias

Geral
Brasil | 13/01/2022 | 12:57

Informações e foto: CNN

Com o avanço da variante Ômicron do novo coronavírus e de surtos localizados de Influenza A, a busca de testes para Covid-19 explodiu no país. Em 10 e 11 de janeiro, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registrou dois recordes consecutivos de testagem.

Em cada um deles, mais de 75 mil pessoas realizaram os exames, que apresentaram taxa de positividade de 36,63%, a mais elevada desde o início da pandemia observada em um único dia. Os números são da entidade, obtidos a partir da plataforma Clínica RX.

Os números dos dias 10 e 11 são inéditos e serão usados no balanço semanal da Abrafarma na quarta-feira (19), cujo painel é atualizado semanalmente. Essa média semanal é feita de segunda a domingo e publicada nas quartas-feiras.

No último painel divulgado quarta (12), equivalente entre os dias 3 a 9 de janeiro, a Abrafarma registrou que 482.126 pessoas fizeram testes para a doença em farmácias, um aumento de 70% em comparação à semana anterior. Desse total, 145.673 tiveram diagnóstico positivo para a Covid, e uma média de 30,21%.

Para Sérgio Barreto, CEO da Abrafarma, os números mostram que a pandemia está em seu pico de casos, o que se reflete na alta taxa de positivados e na imensa busca por exames de Covid-19. Porém, segundo ele, apesar da falta pontual de estoque de testes em algumas redes, não há falta generalizada destes insumos no país.

Para evitar desabastecimento, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), responsável por mais de 65% dos exames da rede privada, decidiu mudar as indicações para a realização de testes, oferecendo prioridade aos pacientes com sintomas graves ou com alto risco caso contraiam a doença.