De olho nas falsificações e fraudes

Geral
São Lourenço do Oeste | 25/09/2013 | 10:05

Autor e foto: Marcelo Coan

Dentro da programação de comemoração dos 25 anos, a Cooperativa de Livre Admissão de Associados (Sicoob Noroeste), realizou nesta segunda-feira (23), em São Lourenço do Oeste, o curso, “Prevenção contra Fraudes e Golpes”, ministrado pelo perito em criminalística, consultor e palestrante, Arnaldo Ferreira dos Santos.

Com a participação de cerca de 40 pessoas, o curso foi disponibilizado, de forma gratuita, para pessoas jurídicas que integram o quadro social da cooperativa.

De acordo com o consultor, a ideia do curso é mostrar que existe fragilidade, ingenuidade e boa fé das pessoas que trabalham nos caixas e setores financeiros de empresas e que estes são os motivos pelo qual cerca de 85% das fraudes acontecem.

Durante o curso, Santos explicou que grande parte das fraudes acontecem a partir de uma carteira de identidade fraudada. Contudo, ele alertou que na maioria das vezes as fraudes são grosseiras e podem ser identificadas, desde que o atendente tenha em mãos o documento do suposto cliente.

Uma das orientações é a de que o atendente — quando tiver em mãos o documento — faça perguntas que possam desestabilizar emocionalmente o golpista. Um exemplo seria o questionamento do nome do pai, da mãe ou a da data de nascimento. O consultor explicou que quando se trata de um documento falso, geralmente o golpista não sabe responder.

Embora existam mecanismos, por exemplo, canetas e aparelhos especiais que “ajudam” identificar fraudes, Santos deixou claro que nada garante 100% de segurança. Por isso, a orientação é conferir os documentos e buscar informações para não cair em golpes de estelionatários.

De acordo com a organização, o curso busca atender o 5º princípio cooperativista, ou seja, "educação, formação e informação" e a intenção é transmitir aos associados e comunidade as informações e conhecimentos que possam influenciar nas atividades diárias das empresas.

Além do grupo de São Lourenço do Oeste, nesta terça-feira (24) outra turma, com aproximadamente 40 pessoas, também participou do curso no município de Campo Erê.