Autor e fotos: Angela Maria Curioletti
A população questionou. As autoridades compareceram e responderam. O Painel Cidade Segura foi realizado na noite de quarta-feira (17), no Auditório Celso Deon Lazzarotto, no Sicoob Noroeste.
Numa mobilização da imprensa de São Lourenço do Oeste, o objetivo da campanha Cidade Segura é mobilizar pessoas para ações em prol da segurança pública da região. Questões como a construção do presídio, a busca por mais efetivo policial, o trabalho do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública estiveram em pauta.
Segundo os organizadores, o debate teve como norte questões feitas pela população, através de urnas deixadas em alguns pontos de São Lourenço do Oeste. Os questionamentos foram coletados durante o mês de abril e passaram por uma filtragem no início de maio. Depois, foram entregues às autoridades para que as mesmas pudessem se embasar e responder de forma clara no dia do evento.
Infelizmente, segundo os organizadores, a população, que sempre cobra melhorias, não fez a sua parte e o número de pessoas presentes foi pequeno. Algumas entidades convidadas também não mandaram representantes.
Presídio
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Walmor Pederssetti, explicou que a comitiva do Estado que avaliará novamente os terrenos no município ainda não veio, mas, o mais importante, é a liberação dos recursos por parte do governo federal para que isso se concretize.
O promotor Marcos Schlickmann Alberton comentou a longa distância de São Lourenço do Oeste dos presídios da região e que o município precisa suprir a sua demanda, ou seja, ter um presídio. Diz ainda que a demanda da cidade é outra, em relação ao resto do Estado ou do país.
Patrulha Rural
Durante o evento, o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, Daniel Hippler, disse que a prefeitura está em fase de orçamento para licitar um veículo que será destinado à Polícia Militar para uso da Patrulha Rural. O comandante da 5ª Cia. de Polícia Militar, tenente Vilmar Rosa, falou que essa ajuda é muito importante e que municípios como Jupiá e Novo Horizonte também serão beneficiados.
Autoridades presentes
No Painel estiveram presentes o juiz Guilherme Pereima, o promotor Marcos Schlickmann Alberton, o defensor público Roger Rasador Oliveira, o delegado Carlos Augusto de Andrade Morbini, o comandante da 5ª Cia. de Polícia Militar, tenente Vilmar Rosa, o sargento da Polícia Militar Rodoviária, Fabiano André dos Santos, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Walmor Pederssetti, o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, Daniel Hippler, e o presidente da Câmara Municipal, Augustinho Menegatti.





