Defesa Civil alerta para onda de calor excessivo em SC

Geral
Santa Catarina | 11/02/2024 | 16:58

Informações e foto: NSC

O calor intenso que atinge Santa Catarina há semanas pode se intensificar ainda mais até a próxima terça-feira (13). Por isso, a Defesa Civil alerta para risco alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

Para este domingo (11), as temperaturas máximas ficam na casa dos 36°C no Extremo-Oeste, Oeste e Litoral Sul. No Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis as máximas variam entre 31°C e 34°C.

Na segunda-feira (12), a onda de calor deve atingir seu pico no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, onde as máximas podem chegar até superar os 38°C em alguns municípios. Nestas regiões, a frente fria já deve chegar na terça (13) pela manhã, e a nebulosidade e chuva a ela associada fazem com que as temperaturas decaiam em relação à segunda (12), com máximas previstas entre 32°C e 34°C.

Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, tanto a segunda quanto a terça serão dias de calor intenso. Na segunda, as máximas variam entre 36°C e 39°C, podendo chegar aos 40°C am alguns municípios do Médio Vale do Itajaí. Já na terça-feira, a massa de ar quente combinada à situação pré-frontal faz com que as temperaturas se elevem ainda mais nestas regiões, podendo superar os 40°C em cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte.