Defesa Civil registra ocorrências em 17 cidades devido a chuva

Geral
Canelinha (SC) | 09/06/2021 | 15:58

Informações: G1SC
Foto: Frederico Oliveira Day

A chuva entre a noite de terça (8) e a manhã desta quarta-feira (9) provoca estragos e deixa o trânsito interditado em várias cidades de Santa Catarina. Há registro de ocorrências em 17 cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte e Sul. As prefeituras e a Defesa Civil trabalham para desbloquear ruas, retirar moradores das residências afetadas e contabilizar os prejuízos. Não há registro de feridos.

Canelinha é uma das cidades mais afetadas pela chuva. Segundo a Defesa Estadual, 146 pessoas foram ficaram desalojadas por conta dos alagamentos em vários bairros. Foram registrados também deslizamentos e queda de postes. Os desabrigados estão sendo levados para uma estrutura montada pela prefeitura.

Por conta dos problemas causados pela chuva, a prefeitura cancelou as aulas na rede municipal e o fornecimento de energia e água estão interrompidos. Das 5.405 unidades consumidoras na cidade, 2.724 estavam sem luz às 7h35. Segundo o prefeito Diogo Francisco Alves, os transtornos começaram por volta das 10h e ao longo do dia o número de atingidos pode aumentar.

Em Florianópolis, as principais vias de acesso para as regiões Norte e Sul da cidade estão bloqueadas por conta de alagamentos na via. Entre elas, a SC-405 foi interditada perto das 8h30 para o escoamento da água. No bairro Ingleses, casas também foram alagadas.

Na cidade vizinha, em São José, o rio próximo ao bairro Forquilhinhas transbordou e bloqueou as principais vias da região. A Guarda Municipal e Polícia Militar sinalizam o trânsito. Na cidade, há informações sobre casas alagadas.

Vale do Itajaí e Litoral Norte

Em Itajaí, 18 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) até a manhã desta quarta. Os pedidos de ajuda se concentraram nos bairros Paciência, Fazenda, Dos Cunha, Brilhante e Limoeiro e são relacionados a queda de árvores, alagamentos e deslizamentos.

Já em Brusque, a Defesa Civil municipal atendeu sete ocorrências desde a madrugada. Quatro pedidos foram relacionados a alagamentos em ruas, dois deslizamentos de terra e uma queda de muro. Os bairros mais atingidos foram Limeira e 1º de Maio.

Em decorrência das fortes chuvas na noite desta terça, a cidade de Balneário Camboriú registrou pontos de alagamento na avenida das Flores. Houve também um deslizamento de terra na avenida Panorâmica, que motivou o isolamento temporário do local.

A cidade de Camboriú também registrou prejuízos. Segundo a Defesa Civil municipal, ao menos 13 ruas foram afetadas com alagamentos pontuais.