Defesas Civis de Estado e município vistoriam limpeza de rio em Chapecó

Geral
Chapecó | 23/10/2014 | 16:35

Informações e foto: Defesa Civil

A vistoria foi feita na segunda-feira (20). Os trabalhos de limpeza do rio Caçador são realizados com recursos da Defesa Civil de Santa Catarina. Foram investidos R$ 300 mil. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Anderson Luis Veríssimo, esta é a fase inicial dos trabalhos que foram divididos em etapas. “Notamos um alargamento do rio e em algumas partes a vazão de água aumentou em cerca de 50%, isso deverá resolver o problema quando o volume de chuva for muito alto”, completou.

Para realizar essa primeira parte das ações, uma draga de recalque é utilizada nos serviços. A máquina realiza o serviço de sucção, entre a ponte da Pista Olímpica e a rua João Correa de Mello. Nos próximos dias, o equipamento fará a limpeza do trecho entre a pista olímpica e a ponte de Ferro. Os recursos destinados pelo Governo do Estado, via Defesa Civil, contempla ainda a limpeza do rio do Peixe, no Meio-Oeste.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Sérgio Elóy Bisotto ressaltou que o sedimento retirado foi depositado ao longo dos anos. “Construímos reservatórios próximo aos locais de limpeza e por meio de canos todo o lodo irá para os reservatórios. Junto com o lodo/areia sai à sujeira muitas vezes depositada pela população, esse lixo também está sendo descartado e destinado ao local correto”, disse.