Dia das Mães será de compras mais econômicas, diz pesquisa

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/05/2016 | 09:41

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Segunda data comemorativa que mais aquece as vendas no comércio, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deste ano, segundo pesquisa de intenção realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), será de compras mais econômicas em Santa Catarina. O consumidor catarinense deve gastar, em média, R$159,89, o que representa recuo de 9,6% em relação ao ano anterior (R$ 176,86).

Conforme a pesquisa, a expectativa está relacionada à situação econômica do país, com inflação elevada, à queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda. Pelo menos 43% das famílias declararam estar em situação pior do que em 2015, enquanto 32,1% consideraram que permanecem no mesmo patamar e 24,8% afirmaram que estão melhor financeiramente.

Apesar de o valor da compra ser menor, chama atenção a forma de pagamento. Segundo a pesquisa, 64,7% do público pretende pagar à vista e em dinheiro. Ou seja, embora o volume gasto seja menor, boa parte do valor vendido deve entrar na hora no caixa do comércio.

Atendimento

Com exceção de postos de combustíveis, farmácias e supermercados, que possuem horários alternativos, neste fim de semana, especialmente no sábado (7) que antecede o Dia das Mães, o comércio lourenciano deve atender até às 16h. A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Lourenço do Oeste.

Eliane Noal, presidente da CDL em São Lourenço do Oeste, explica que os horários de atendimento são definidos na maioria das vezes com base numa pesquisa junto ao comércio e análise das expectativas de vendas. “Em reunião, a diretoria decide”.