Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Arquivo/Minutta
O Dia do Motociclista é celebrado no dia 27 de julho. A classe conta com uma entidade que orienta e organiza reuniões e demais eventos para os apaixonados por motos, a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram).
O Dia do Motociclista surgiu como uma tentativa da Abram de estipular uma data comemorativa. Em 27 de julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves, proprietário da concessionária Honda de Sorocada (SP), o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico. A Abram acabou por escolher esta data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.
São Lourenço do Oeste
O município de São Lourenço do Oeste possui hoje uma frota total de 17.164 veículos, segundo dados do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) até 30 de junho de 2016. Deste número, 3.666 são motocicletas.
Na noite desta quarta-feira (27) haverá uma confraternização pelo Dia do Motociclista, a partir das 19h, no Restaurante Velho Casarão. O evento está sendo organizado pelos cinco grupos de motociclistas de São Lourenço do Oeste.
Estatísticas
Das 43.075 mortes no trânsito ocorridas no Brasil em 2013, conforme um estudo da "Retrato da Segurança Viária no Brasil", 12.040 foram motociclistas ou passageiros de motos --mais de três vezes os mortos em 2002, quando 3.773 perderam a vida. Já o número de feridos em acidentes com moto quadruplicou no período: de 21.692 para 88.682. Para feridos, considerou-se aqueles que necessitaram de mais de 24 horas de internação.