Drone é aliado da Secretaria de Saúde no combate à dengue

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 21/03/2025 | 08:26

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Embora a situação da dengue em São Lourenço do Oeste (SC) esteja sob controle, a vigilância contra o mosquito Aedes aegypti permanece intensa e constante. A Secretaria de Saúde, em parceria com com o Corpo de Bombeiros, continua utilizando o drone como aliado. Durante o mês de março, estão sendo realizadas ações de monitoramento aéreo visando a inspeção de locais de difícil acesso onde possam existir focos do mosquito transmissor.

O uso do drone permite que a equipe acesse áreas como caixas d' água, cisternas, calhas, lajes e coberturas de prédios, locais que podem acumular água e servir de criadouros para o mosquito.

Além do monitoramento aéreo, a equipe de vigilância epidemiológica segue com outras estratégias de controle, incluindo a visita domiciliar, orientação sobre medidas preventivas, verificação de denúncias e a vedação e tratamento de reservatórios de água. Essas ações contínuas têm contribuído para a significativa redução dos casos de dengue na cidade.

Em 2025, o município registrou até o momento 28 casos suspeitos de dengue, sendo 23 descartados, quatro em análise e um confirmado. Em contraste, no ano de 2024, o número de casos confirmados foi de 723.

A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Mariléia Detoni, destacou que "é essencial que todos continuem atentos e façam sua parte, eliminando qualquer acúmulo de água que possa servir como criadouro do mosquito". 

Denúncias

O morador pode usar o contato (49) 9 8811-0608 (WhatsApp).