Informe publicitário
Foto: Arquivo pessoal
Por muito tempo, procurar um nutricionista estava relacionado a problemas de saúde, como forma de reverter situações de risco provocadas ou agravadas pela má alimentação. Mas, hoje em dia as pessoas reconhecem mais facilmente a importância do acompanhamento nutricional, não apenas como forma de tratar doenças, mas também para promover saúde.
Elaine Schimeneck, nutricionista, é especialista em nutrição esportiva e está ainda finalizando outra especialização: emagrecimento e metabolismo. Atuando há cinco anos na área, ela lembra com carinho sobre a escolha da profissão. Elaine diz que sempre gostou da área e estudava sobre o assunto. Quando começou ir para a academia, viu que realmente pra ter resultado precisava ligar a alimentação. “E foi aí que eu me apaixonei pela nutrição esportiva”, garante.
Atuando em São Lourenço do Oeste, ela ressalta que quando começou os atendimentos realmente viu que faltava esta especialização da cidade. “Com o passar dos anos, a gente nota que realmente a demanda vem cada vez maior. O pessoal já inicia, tanto academia ou maturidade física, já procura um nutri esportivo pra alinhar a alimentação, porque o pessoal já está tendo conhecimento que realmente é muito importante alinhar os dois”, explica Elaine ao falar das atividades físicas com alimentação.
Internet ajuda ou atrapalha?
“O nutricionista consegue analisar a individualidade do paciente, coisa que a internet não consegue”, explica a profissional. E ela dá exemplos: “vamos pegar, por exemplo, um paciente que queira ter o emagrecimento, um paciente que tá com um quadro de obesidade. Às vezes ele vai seguir uma dieta de internet que vai ter um déficit calórico, pra ele conseguir ter o emagrecimento, talvez ele consiga ter um resultado aí por um curto período de tempo, mas ele não vai conseguir levar isso por muito tempo, porque a gente sabe que tem várias adaptações fisiológicas com o decorrer, e isso cabe ao nutricionista analisar e ajustar algumas estratégias pra que otimize isso e ele consiga ter um resultado”.
Além disso, Elaine deixa um alerta sobre os vídeos dos “blogueiros fitness” que aumentam a cada dia na internet. “Cada caso é um caso, então talvez aquilo não vai caber à pessoa, às vezes ela vai seguir alguma dica que talvez pode acarretar problemas mais tarde. Nem tudo que a gente vê na internet talvez seja bom pra aquela pessoa”, frisa.
Nutrição esportiva
Elaine deixa claro que a nutrição esportiva não é somente para atletas de alta performance. “É pra pessoas que querem uma mudança no estilo de vida, ou uma pessoa sedentária que quer começar a se exercitar, ou que busca um tratamento pra obesidade, ou uma pessoa que quer uma melhora na performance, ou também uma pessoa que quer simplesmente ter uma melhora de qualidade de vida e longevidade”, garante.
Comece pelo básico
Pra quem quer emagrecer ou melhorar a qualidade de vida através da alimentação, a dica da Elaine é “comece pelo simples e básico”. Para a profissional, a alimentação é o fator chave. “O ideal seria, primeiro de tudo, priorizar alimentos in natura, porque alimentos in natura tem muito menos calorias do que alimentos industrializados, então muito mais frutas, verduras, legumes, fazer dos alimentos in natura a base da dieta. E também incluir mais proteína na dieta, mais carne, ovos.”
Contato
Elaine Schimeneck atende na travessa São Pedro, nº. 1085, sala 203, próximo a Noroeste Pneus, centro de São Lourenço do Oeste (SC). O telefone é o (49) 9 9906-7098 WhatsApp.