Em convenção, PMDB renova diretórios municipais

Política
São Lourenço do Oeste | 24/11/2013 | 19:18

Autor e fotos: Marcelo Coan

Com chapa de consenso, em convenção na tarde deste sábado (23) na Câmara Municipal, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de São Lourenço do Oeste elegeu a presidência do diretório e da executiva municipal. Como está prevista no estatuto, a cada dois anos o partido realiza este tipo de eleição.

Com as convenções, o PMDB renovou os diretórios municipais, as comissões de ética e disciplina e homologou os nomes dos delegados que terão participação na convenção estadual para escolha de candidatos em 2014.

Pela primeira vez na história do partido no município lourenciano, as ações do PMDB serão coordenadas nos próximos dois anos por uma mulher. Num consenso, o partido chegou a uma chapa encabeçada por Vania Garbin Baldissera que, através do voto, teve aprovação dos filiados.

Agora, segundo o vice-presidente eleito, Rafael Caleffi, o principal objetivo será trabalhar para manter o partido unido. Ele contou que a nova diretoria fará um trabalho para resgatar aquelas pessoas, que por algum motivo, deixaram o partido.

Além disso, Caleffi falou que a intenção é buscar novos filiados, criar os subdiretórios nos bairros e nos distritos e “criar uma coisa inédita no município, ou seja, o PMDB sindicalista para que o operário de fábrica tenha voz e vez”, disse ele.

De acordo com o coordenador regional do PMDB, João Carlos Ecker, como em São Lourenço do Oeste, o partido realizou as convenções em todos os 295 municípios do Estado. Ele contou que em alguns municípios, devido o número de lideranças, existem disputas internas, em outros, como é o caso de São Lourenço do Oeste, houve o consenso.

Nos sete municípios que coordena o partido – Coronel Martins, Galvão, Campo Erê, Novo Horizonte, São Lourenço do Oeste, São Bernardino e Jupiá –, Ecker disse que em todos houve consenso. “O PMDB está se reestruturando e renovando”, disse ele e lembrou que as ações são feitas tendo o cuidado e o respeito com aquelas pessoas que foram grandes lideranças e também com aquelas que estão chegando.

Ecker disse que hoje o PMDB é o maior partido de Santa Catarina em termos de filiados e representatividade no número de vereadores e deputados estaduais e federais.

Conversa

Como a votação aconteceu das 14h às 18h, lideranças do partido aproveitaram o plenário do Legislativo para discutir e tratar de algumas questões do PMDB.

PMDB Mulher

Além da eleição para o diretório geral e a executiva do partido no município, a convenção também serviu para que os filiados definissem a coordenação do PMDB Mulher. Eleita pela convenção, Maria Graça Bess Balvedi atuará com presidente a partir de agora.