Por Rafael Antonio Novelo
Fotos: Arquivo pessoal
Como já tenho dito em outros textos, desde que eu (Rafael Antonio Novelo) deixei o Brasil para estudar em Portugal – em setembro de 2013 por meio de uma bolsa de estudos – tenho visitado vários lugares e, na medida do possível, compartilhado através do Portal Minutta. Recentemente estive em Marrocos.
Uma viagem ao Marrocos é imperdível. Você irá encontrar uma cultura exótica e bastante distinta daquela com a qual estamos acostumados e irá se debater com uma realidade extremamente nova para seus olhos. Você vai precisar levar para sua viagem seu senso aventureiro também.
Primeiramente, algumas informações necessárias acerca desse país: se encontra ao Norte da África; é um país de paisagens extremamente montanhosas (uma das mais famosas cordilheiras mais famosas do mundo, a Cordilheira do Atlas, localiza-se no Marrocos; a moeda é o Dirham Marroquino (a moeda vale dez vezes menos que o euro, ou seja, dez dirhams equivale ao valor de um euro); é um país de cultura predominante árabe; a língua oficial é o árabe marroquino, porém o francês é amplamente utilizado.
Fiquei em Marraquech, a quinta mais populosa cidade do país com quase 900 mil habitantes. A cidade é extremamente turística. No centro da cidade tem a Praça Jemaa el- Fna, onde encontramos todo o tipo de coisa, de barraquinhas vendendo suco de laranja até encantadores de serpentes. De Marraquech é possível (e exaustivo) realizar uma excursão até o Deserto do Saara. São aproximadamente 700 quilômetros entre os dois destinos. A experiência de ir ao deserto e dormir uma noite nele é enriquecedora.
A culinária marroquina me surpreendeu muito. A comida do Marrocos é muito diversificada, sempre fazendo uso das mais diversas especiarias como a canela, a pimenta, cominho e frutos secos. Um exemplo de prato típico é o cuscuz. É elaborado com bolinhas de sêmola de trigo que se cozinham ao vapor e se acompanham de verduras e legumes, como batata e abobrinha, e de frango. Mas também se destaca o tajíne, um guisado de carne com verduras e frutos secos que se cozinha num recipiente de barro que dá o nome ao prato. As omeletes também são tradicionais na cozinha marroquina. É comum também o consumo de chá durante, antes ou depois das refeições.
Há também uma espécie de “fast-food”, o Shawarma, que é um prato composto de fatias finas de frango ou carne de vaca assados em um espeto vertical e servidas no pão sírio. A comida é muito acessível a barata, você pode ter uma excelente refeição por menos de dez euros.
No deslocamento de Marraquech para o Deserto do Saara, passamos por uma famosa cidade marroquina, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, Ksar Aït-Ben-Haddou. Nessa cidade foram filmados grandes filmes como “A Múmia”, “Gladiador” e “Príncipe da Pérsia”. A cidade parece ser feita de areia.