Empresário de SC vai doar 45 mil pares de sapato mesmo após sofrer prejuízo milionário

Geral
Santa Catarina | 22/11/2023 | 10:40

Informações: NSC
Foto: Arquivo pessoal

Um empresário de Santa Catarina viu, em meio à dor, uma oportunidade de fazer o bem ao próximo mesmo diante de um prejuízo milionário. Dono de uma loja de calçados em Brusque, Wilson Santos perdeu cerca de 45 mil pares de sapato com a enchente que invadiu a estrutura, no bairro Guarani. Só que, apesar de lamentar os danos causados ao próprio negócio, o catarinense decidiu transformar a tristeza em um gesto altruísta e vai doar todos os calçados a quem precisar.

Era por volta das 16h30 de sexta-feira (17), quando o empresário notou que a água chegava ao térreo da loja que existe na cidade desde 2019. Naquele dia, Wilson tinha liberado as funcionárias do serviço, já que a enchente também tinha atingido as casas das atendentes. Com ele, estava apenas a gerente, que até tentou ajudar no recolhimento dos sapatos antes que todos fossem danificados, mas não houve tempo hábil. Juntos, os dois conseguiram salvar apenas alguns computadores e impressoras. Os calçados que estavam no primeiro piso do imóvel, porém, foram perdidos. Todos eles.

"Foi um sentimento de angústia, de tristeza, ao ver tudo aqui indo embora. A água inundava cada setor da loja. E pensar que são anos de trabalho e determinação. Estou há cinco anos sem tirar uma folga, um dia de férias, a nossa loja abre de domingo a domingo. Mas, estamos aqui, confiantes de que vai dar tudo certo", relata o empresário.

A montanha de calçados que se formou após a limpeza da loja dá uma dimensão do prejuízo. São milhares de sapatos que recentemente chegaram para as vendas de Natal, segundo Wilson. Alguns foram entregues por fornecedores na própria sexta-feira, ainda pela manhã, enquanto outros nem sequer foram para as vitrines. Estavam fechados, no depósito da loja, que também foi atingido pela água.

Com os 45 mil pares danificados e outros estragos causados ao imóvel, Wilson perdeu mais de R$ 1 milhão. Ainda segundo o empresário, o seguro da loja não cobre prejuízos provocados por enchentes, o que significa que ele não terá esse dinheiro de volta.

A situação delicada e devastadora poderia fazer com que o catarinense ainda tentasse lucrar, de alguma forma, com os sapatos que ficaram em bom estado, mesmo que atingidos pela água. Em vez disso, porém, ele escolheu ajudar o próximo e, ainda que não saiba qual será o destino dos calçados, uma certeza Wilson tem: eles serão usados por quem mais precisa. "Já tiramos todos os calçados da caixa para tentar salvá-los e, agora, estamos aguardando a perícia. Depois, vamos doar todos eles", afirma.