Encontro de Integração pauta ensino bilíngue em escolas da região e implantação de gasoduto

Geral
Dionísio Cerqueira | 28/04/2016 | 11:10

Informações e foto: ADR de São Lourenço do Oeste

Nesta semana, em Dionísio Cerqueira, os sete municípios que integram a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste estiveram representados pelo secretário-executivo, Walmor Jose Pederssetti, e pelo gerente de Educação, João Patinho, no Encontro de Integração Transfronteiriça.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, contou com a presença de representantes do governo de Santa Catarina e da Província de Missiones – Argentina, além de universidades da região e o Sebrae. Durante o encontro, foram discutidas questões de interesse comum dos municípios que fazem parte da região de fronteira com país vizinho, com destaque para ampliação da oferta de ensino bilíngue (português e espanhol) em todas as escolas públicas de educação básica.

Patinho ressalta que este objetivo consta no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF-SC), documento este que ele próprio ajudou a elaborar ainda no ano de 2012 em parceria com 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado. Segundo o gerente, a ideia é avançar toda a região com esta ação já que atualmente o ensino bilíngue é ofertado somente em instituições de ensino de Dionísio Cerqueira, município que faz fronteira direta com a Argentina.

Ainda no setor de Educação, foram tratadas questões referentes ao intercâmbio entre as universidades da região de fronteira e da Província de Misiones na Argentina.

Gasoduto

O encontro também abordou a implantação de um gasoduto para disponibilizar gás natural para a matriz produtora do território da faixa de fronteira e a reedição do Convênio Marco de Cooperação entre o estado de Santa Catarina e a Província de Misiones, firmado entre as partes em 2003, sem vigência atualmente.

Durante as reuniões, foram formados grupos de trabalho de acordo com a afinidade dos temas para possibilitar a realização de uma discussão mais aprofundada sobre os assuntos.