Epagri lourenciana também comemora os 60 anos de extensão rural e pesqueira

Geral
São Lourenço do Oeste | 29/02/2016 | 10:39

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

Os Escritórios Municipais (EM) da Epagri estarão mobilizados nesta segunda (29) para comemorar os 60 anos da extensão rural e pesqueira em Santa Catarina. Em 1956, foi instalado no Estado o primeiro Escritório Técnico Agrícola (ETA) e a data tornou-se um marco para o início das atividades de extensão no território catarinense.

Em São Lourenço do Oeste, o evento foi realizado nesta manhã, no anfiteatro da prefeitura. O município conta com o escritório da Epagri há 47 anos, tendo atualmente quatro funcionários. Na época de sua instalação, em 1969, o prefeito era José Ebling e o primeiro funcionário da Epagri foi Osvaldo Carlos Rochembach. Desde então, já passaram pelo escritório 30 funcionários.

Conforme o extensionista rural Volmir Pinto de Oliveira, entre todos os projetos desenvolvidos no municípios, destaque para a bovinocultura de leite e os de cunho ambiental. Mas, os de produção de alimento, como um todo, também tem muita demanda.

Para Oliveira, a empresa se fortaleceu por atender um público que não tinha atenção em outros órgãos. Ele destaca que a atividade desta segunda não foi comemorativa, mas sim para a apresentação de dados da Epagri. Foi servido um café da manhã com produtos feitos à base do que é trabalhado com os agricultores. Oliveira reforça que todas as ações acontecem em parceria, frisando a da prefeitura de São Lourenço do Oeste.

Além de Oliveira, a Epagri municipal conta com a extensionista e pedagoga Cleonice Sutilli, o engenheiro agrônomo Nelson Hayashy e a assistente administrativa Janete Ely.

Números locais

- 820 famílias atendidas em 2015
- 30 grupos em segurança alimentar
- 23 grupos de artesanato terapia
- 12 grupos de educação ambiental
- Mais de 30 grupos de excursão de outros municípios