Informações: Portal RBJ
Foto: MST/Divulgação
No início da tarde desta quarta-feira (9), a repórter Patricia Sonsin e cinegrafista Davi Ferreira, da TV Tarobá (Band) de Cascavel, foram feitos reféns por militantes do Movimento Sem Terra (MST) que ocuparam no período da manhã uma propriedade rural em Quedas do Iguaçu (PR). A equipe de jornalismo se aproximava da área para coletar imagens quando cerca de 50 pessoas do MST, armados com facões e pedras, se aproximaram do carro da emissora.
Eles ameaçaram quebrar os equipamentos de gravação e os celulares, além de coagirem os profissionais. A equipe foi obrigada a seguir os integrantes do movimento até uma espécie de acampamento, onde receberam novas ameaças. Os repórteres não revidaram e depois de uma reunião com integrantes do movimento, foram liberados.
A ação durou cerca de 20 minutos. A Polícia Militar de Quedas do Iguaçu foi comunicada do ocorrido, mas disse que não tem acesso as propriedades para poder tomar alguma atitude.
Invasão
Integrantes do MST invadiram duas áreas vizinhas à propriedade da Araupel, empresa de reflorestamento, em Quedas do Iguaçu, na madrugada desta terça-feira (9). Segundo o movimento, 700 famílias ocuparam as fazendas Dona Hilda e Santa Rita, que juntas totalizam 2,3 mil hectares.
A ação foi desencadeada um dia após mulheres camponesas destruírem mais de 1,2 milhão de mudas de pinus que seriam plantadas pela empresa nos próximos dias.