Esquema de desvio de cargas é desarticulado

Policial
São Miguel do Oeste | 26/01/2017 | 15:57

Informações: Portal Peperi

A Polícia Civil realizou na quarta-feira (25) uma operação para desarticular uma organização criminosa responsável por desvios de cargas nos três Estados do Sul.

O esquema, que contava com pelo menos sete integrantes, entre eles um policial civil, que também foi preso, consistia na contratação de fretes de cargas por parte de integrantes da quadrilha e na simulação de assaltos aos motoristas, de forma que a carga não chegasse ao destino contratado. Em algumas oportunidades, a carreta que era assaltada nem chegava a ser carregada.

O policial civil envolvido registrava os Boletins de Ocorrência (BOs) fraudulentos, sendo que em algumas ocasiões os motoristas sequer se dirigiam até a delegacia o que, segundo a investigação, era feito pelo próprio policial. A investigação levou cerca de 18 meses e o inquérito possui mais de 700 páginas.

Não há dados concretos, porém, por ter envolvimento em mais de 25 desvios de cargas, estima-se que os prejuízos ultrapassem R$ 1 milhão. A maioria das cargas desviadas era de grãos como soja e feijão.

Ao longo dos trabalhos foram efetuadas oito prisões, sendo quatro esta semana e as outras no curso da investigação, estando ainda três indivíduos foragidos. Foram apreendidos dois caminhões e duas carretas, veículos utilizadas pela quadrilha nos golpes.

A operação contou com parceria do Poder Judiciário de São Miguel do Oeste, assim como direção do Departamento de Investigação Criminal (Deic) e delegacias de Chapecó, Maravilha e Mondaí. A ação foi deflagrada nas cidades de Chapecó, Riqueza, São Miguel do Oeste, Quilombo, Planalto, além dos municípios gaúchos de Ronda Alta, Nonoai e Ernestina.