Autor: Marcelo Coan
Foto: Google Maps
Em discussão há certo tempo, a ligação entre o município de Mariópolis, no Paraná, com o município de São Domingos, em Santa Catarina, voltou a ser discutido pelo lado paranaense nos últimos dias. A intenção é elaborar um projeto para que os dois estados possam executar as obras ao mesmo tempo.
De acordo com o prefeito de Mariópolis, Mario Eduardo Lopes Paulek, na última conversa, realizada a cerca de 15 dias, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que está sendo feito os levantamentos necessários e a previsão é que até o final do ano o projeto esteja concluído.
Paulek contou que o trecho que pertence ao Estado do Paraná, aproximadamente seis quilômetros, é de responsabilidade do município, contudo o Estado deve aportar recursos para a elaboração do projeto e na sequência para a execução, já que se trata de um trecho de divisa que é estratégico para o Estado.
Na avaliação do prefeito de Mariópolis, a ligação dos dois estados irá beneficiar toda a região, principalmente Pato Branco por ser referência em saúde. Além de reduzir em cerca de 30 a 40 quilômetros, Paulek disse que a pavimentação asfáltica permitirá um fluxo grande, principalmente de caminhões que transportam grãos.
O gerente de Obras e Serviços do escritório regional do DER do Vale do Chopin, Marcus Vinícius Talamini, confirmou que as últimas conversas resultaram na autorização para que os elementos do projeto fossem levantados.
Talamini explicou que já houve um estudo preliminar, especialmente em termos de extensão e largura, para poder identificar qual será o aporte necessário para viabilizar o projeto. Dentro de uns dez dias deve ser definida a previsão de custos para o investimento.
Para o gerente do DER, a ligação é importante, principalmente para aqueles que precisam se deslocar para a região de Xanxerê.
Santa Catarina
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Vital Cobalchini, embora o Estado paranaense ainda trabalhe na elaboração do projeto, o lado catarinense já está com projeto finalizado. Ainda que o maior trecho esteja em Santa Catarina, Cobalchini explicou que não tem condições de executar o projeto sem que os encaminhamentos necessários sejam tomados pelo outro lado. “Uma vez tomadas, nós vamos fazer a nossa parte”.