Evento reuniu 300 pessoas para discutir associativismo e cooperativismo

Geral
São Lourenço do Oeste | 26/08/2015 | 13:09

Informações e foto: Sicoob Noroeste

Realizada em parceria entre Sicoob Noroeste, Sebrae e Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), a palestra “Associativismo e cooperativismo: a força dos pequenos negócios no acesso ao crédito” reuniu aproximadamente 300 pessoas no Auditório Celso Deon Lazzarotto, na noite de terça-feira (24). Organizado com base nos pilares do associativismo e do cooperativismo, o evento envolveu diversas entidades empresariais ligadas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), além de associações de micro e pequenas empresas e núcleos setoriais como o dos jovens, das mulher e dos microempresários.

Para o presidente do conselho de administração do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, “não somos somente uma instituição financeira de crédito que vende dinheiro. Temos princípios e um deles rege sobre a educação, a formação e a informação”, frisa. Ele destacou outras parcerias que estão sendo feitas com o Sebrae nos municípios da região Noroeste de Santa Catarina e também no Sudoeste do Paraná.
O coordenador regional oeste do Sebrae, Enio Albérto Parmeggiani, destaca que esta é uma iniciativa para consolidar o empreendedorismo e auxiliar no desenvolvimento dos pequenos negócios.

O presidente da Facisc, Ernesto João Reck, diz que o evento mostrou que as pessoas estão dispostas a fazer o diferente e parabenizou a grande participação do público. “Nós menores temos uma saída: somar para sobreviver”, diz Reck explicando que as microempresas precisam estar unidas para terem força e vencerem no mercado.

SGC

O consultor nacional do Sebrae e ex-diretor técnico da entidade, Carlos Alberto dos Santos, foi quem ministrou a palestra. Sobre a Sociedade Garantidora de Crédito, disse que no Oeste a mesma tem experiência de seis meses, mas já são mais de R$ 3 milhões aplicados pelas empresas com apoio das SGCs locais. “Isso dá o aval para acessar o crédito mais simples, mais barato. Essa é a função da SGC, que na prática é uma cooperativa de garantia para que seus associados tenham crédito mais fácil e barato”, enaltece.

Carlos Alberto diz que a região Oeste catarinense tem um cooperativismo muito pujante, com cooperativas muitos profissionais e fortes, que são referências no Brasil. “A SGC veio para somar trazendo um elemento importante: a garantia. Muitas vezes o pequeno empresário não tem e isso movimenta a economia, gera emprego e renda, e é o que precisamos”, finaliza.

Cartas de garantia

Durante o evento, duas cartas de garantia de crédito foram assinadas, uma para Abelardo Luz e outra para São Lourenço do Oeste, sendo que esta foi para uma empresa que participa do Encadeamento Produtivo. Com a assinatura de uma carta para Abelardo Luz, o Sicoob Noroeste atinge todos os municípios de sua abrangência.

Lideranças

Também participaram do evento o diretor executivo do Sicoob Noroeste, Gilmar Aristeu Bazzo, o presidente da SGC-Garante Oeste, Sérgio Perondi, o presidente da GaranteSudoeste, Ademir Arisi, o presidente da CDL de Abelardo Luz, Sérgio Luiz Muniz, e o vice-presidente da Acislo, Aldo Pan, que juntos representaram todas as entidades participantes no evento.