Informações: Portal São Miguel
Foto: Portal Peperi
Na tarde de quinta-feira (22), policiais militares de Maravilha (SC) conduziram até a delegacia um homem que se encontrava na rodoviária da Cidade fardado com roupas militares (camufladas) e alegando ser do Exército argentino.
Na delegacia, ele identificou-se como Claudio Vallejos, capitão do Exército argentino. Imediatamente os policiais civis fizeram contato com policiais da Argentina, os quais confirmaram que ele é ex-militar, mas que havia sido expulso do Exército argentino por envolvimento em vários crimes.
Em consulta aos sistemas internos de inteligência policial, verificou-se que Vallejos possui ampla ficha criminal, tendo cumprido pena em diversas prisões estaduais e sido extraditado em 2013 para a Argentina. Além dessas informações, em contato com policiais federais da imigração brasileira, foi constatado que Vallejos havia sido expulso do Brasil, portanto não poderia estar em solo brasileiro.
Durante o procedimento, o homem passou a desacatar os policiais civis, ameaçando-os de morte, momento em que foi dada voz de prisão ao mesmo, sendo necessário o uso da força para contê-lo. Vallejos é acusado por crimes de tortura, homicídio, sequestro e desaparecimento forçado de pessoas durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983).
Em razão da constatação do crime federal de reingresso de estrangeiro expulso do país, os policias civis e militares de Maravilha conduziram Vellejos para lavratura de auto de prisão em flagrante pela Polícia Federal de Chapecó pelos crimes de desacatado, resistência e também de reingresso de estrangeiro expulso.