Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
Depois de diplomados e de passarem por uma formação especial que visou capacitá-los sobre ética e cidadania e enfatizar quais serão suas atribuições, os Executivos Mirins e os Vereadores Mirins foram devidamente empossados na noite de quinta-feira (26), em solenidade realizada na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste.
O Programa Parlamento Jovem existe há nove anos em São Lourenço do Oeste, enquanto que o Programa Executivo Mirim está no primeiro mandato. Nascido de uma vontade da administração municipal, o programa foi criado em conjunto com a Câmara Municipal, que inclusive cuidou dos trâmites eleitorais nas escolas. São 11 cargos executivos mirins, sendo prefeito, vice-prefeito, sete secretários municipais e dois presidentes de autarquias municipais, cumprindo exatamente com os cargos do Executivo adulto.
Daniel Hippler, vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, os jovens são a força mais valiosa para construir um futuro melhor. “O programa Executivo Mirim não vem somente para fazer com que os jovens gostem e entendam de política, mas sim para formar jovens mais ativos e para ter uma sociedade mais participativa”, enaltece.
O presidente da Câmara Municipal, Agustinho Menegatti, diz que, com a posse, é hora de começar o trabalho. Ele parabenizou a todos os alunos que participaram e enalteceu a importância do programa, lembrando que até mesmo o governador Eduardo Pinho Moreira participou da diplomação de todos eles. Para ele, dá para fazer política séria “e temos a obrigação de fazer isso”.
Executivo Mirim
Liliane Comisioli Lucheski (prefeita);
Odaner Miguel Franz (vice-prefeito);
Wesley Franklin Luccheta de Oliveira (secretário de Assistência Social);
Leonir Alécio Ferrabolli (secretário de Agricultura);
Alisson Modtkowski (secretário de Saúde);
Rafaely Diavon Alvez (secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano);
Luan Felipe Toigo (secretário de Educação);
Julia Mara Frigo (secretária de Administração e Fazenda);
Gelson Vargas Júnior (secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico);
Tainan de Oliveira (presidente do Comitê Desportivo Municipal);
Júlia Tavella (presidente do Instituto Cultural).