Existem raças de cachorro em risco de extinção?

Geral
Mundo | 11/01/2016 | 10:35

Informações: Mundo Estranho

Você sabia que pelo menos 29 raças de cachorros podem estar em extinção? A Revista Mundo Estranho publicou uma matéria especial sobre o assunto e usou a Confederação Cinológica Internacional, responsável por certificar cães por pedigree, para falar do assunto.

Não existe um método científico ou prova definitiva para definir a extinção - a Confederação se baseia em registros fornecidos por canis. Para medir a população de uma raça, valem apenas os indivíduos puros, que não tenham outras misturas na linhagem (a não ser que isso tenha sido feito sob rigoroso controle científico). Por isso, vira-latas não contam. Os motivos da extinção variam dependendo do período histórico. No passado, por exemplo, a queda do feudalismo provocou uma drástica redução de perdigueiros, raça usada como caçadora de perdizes. Hoje, o tráfico de carne de cachorro, a proibição de raças violentas e o fim de modismos são as principais ameaças. Cerca de 340 raças caninas são conhecidas hoje - outras 40 foram extintas só ao longo do século 20.

As raças a seguir são consideradas em perigo de extinção por terem só 300 indivíduos (ou menos) registrados por criadores.

Raças ameaçadas devido à predação para alimentação

Na Tailândia, a espécie canina está ameaçada de tanto abastecer os mercados de carne da China e do Vietnã, onde já quase não é vista. Por ano, são contrabandeados cerca de um milhão de animais. Na Indonésia, Filipinas e Malásia, cães também vão para a mesa, porém só no inverno e em festas de fim de ano: Cão Chinês de Fu; Chow Chow; Jindo Gae; Formosan; Cão de Crista Dorsal; Pungsan e Poi Havaiano (extinto).

Raças ameaçadas por terem sido banidas

Frutos de cruzamentos quase sempre provocados pelo homem, os cães de ataque são ameaçados pelas proibições. Países como Inglaterra e Dinamarca já baniram algumas raças e intensificaram o controle de quem cria as que sobraram. Na Oceania, cachorros ferozes vindos do exterior são proibidos e, no Brasil, há projetos para vetar pit bulls e rottweilers. Outros: Tosa Inu; Fila Brasileiro; Cane Corso; Cão-Lobo; Boerboel; Dogue Canário e Antigo Bulgogue Inglês (extinto).

Raças ameaçadas por terem saído de moda

A maioria das raças puras só sobrevive graças a criadores. Após surtos de procura por parte dos compradores, os criadores partem para outras variedades e o animal some. Cães de caça e pastoreio estão em baixa desde o fim das monarquias. E os totós lançados na Era de Ouro de Hollywood, como o sealyham terrier e o welsh corgi, tentam resistir à indiferença do grande público. Veja outros ameaçados: Stabyhoun; Otterhound; Podengo Português; Pastor da Mantiqueira; Skye Terrier, Sealyham Terrier e Paisley Terrier (extinto).

Três raças salvas a partir de poucos sobreviventes ou de linhagens próximas - Toy Terrier Inglês; Setter Irlandês e Sapsali.