Informações e foto: Fadep
Com o intuito de estimular a curiosidade de acadêmicos em prol da popularização da robótica e movimentar o imaginário de quem ainda vê o tema como um enredo de ficção científica, a Faculdade de Pato Branco (Fadep) realizou no sábado (2) sua primeira Oficina de Robótica.
A atividade reuniu acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica e do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A oficina foi coordenada pelo idealizador da Casemonstro, Alexandre Ferreira, que desenvolve diversos projetos ligados a robótica.
“A oficina teve como foco estimular o conhecimento e a curiosidade dos participantes a respeito da robótica e suas várias aplicações no dia a dia”, destacou Ferreira. As atividades aconteceram de maneira lúdica e divertida. “Assim, contribuímos para que cada um possa desperta o lado criativo que carrega”, acrescentou.
Na oficina, o objetivo final não foi o aluno construir um robô perfeito em todos os aspectos. A ideia era bem mais ampla: incentivar o acadêmico a acessar e compreender novos conhecimentos nas mais variadas áreas, como a física, química, elétrica e até mesmo nas artes plásticas.
Foi compreendendo os segredos dessas áreas e a partir da utilização de vários equipamentos, como leds e motores, que os participantes tiveram como desafio desenvolver um robô com identidade e que se locomovesse.
Robótica na educação
De acordo com a diretora acadêmica da Fadep, Ornella Bertuol, a educação no século 21 exige projetos que atraiam e desafiem o aluno. “A utilização da robótica tem crescido substancialmente nos vários níveis de ensino, principalmente por contemplar pressupostos essenciais ao aprendizado do aluno, como a problematização e a interdisciplinaridade. Isso torna o projeto essencial ao alcance dos objetivos de formação dos nossos acadêmicos”.
Para a professora do curso de Pedagogia, Glaer Gianne Gewehr, é preciso incorporar as tecnologias ao dia a dia da sala de aula. “A partir das tecnologias é possível produzir novos conhecimentos. Assim, a aprendizagem se torna mais significativa, fazendo do acadêmico um protagonista de sua aprendizagem”.
Próximas oficinas – De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Ricardo Bertoncello, novas oficinas deverão acontecer ao longo do semestre.
“Projetamos mais uma de nível introdutório e as demais de nível avançado, cujo objetivo será desenvolver projetos para a Latinoware, feira de tecnologia que acontece este ano em Foz do Iguaçu”.
Caminho para o futuro - “A FADEP está pensando no amanhã. Isso é ótimo, pois com esse espaço funcionando será possível impactar a sociedade e o futuro da nossa cidade de uma maneira brilhante. Essa é uma grande chance”, parabenizou Alexandre, que avaliou o caminho da tecnologia como ‘o caminho para o futuro’.
“Estamos criando um ambiente acadêmico propício para o surgimento e desenvolvimento de ideias. Fazê-las acontecer vai depender da criatividade e do engajamento dos nossos alunos. E nisso, nem o céu é mais limite”, enfatizou o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Justino Craveiro Neto.
A 1a Oficina de Robótica da FADEP faz parte do Makerspace, espaço onde serão produzidos conhecimentos voltados à área de tecnologia, possibilitando ao aluno ter acesso a um cenário inovador, criativo e empreendedor. Ambas ações integram o projeto de Educação Empreendedora da Faculdade, instituído em 2014.