Falha em sinalização pode ter causado acidente entre trem, moto, caminhão e carros no PR

Policial
Pinhais (PR) | 09/05/2025 | 09:10

Informações: G1Pr

A Polícia Civil do Paraná investiga se uma falha na sincronização de semáforos levou à batida que envolveu um trem, um caminhão, uma motocicleta e dois carros na manhã desta quinta-feira (8) em Pinhais (PR).

A batida matou o motociclista Edenilson de Abreu, de 53 anos. A esposa dele, que estava na garupa da moto, ficou ferida e está internada em estado grave no Hospital do Trabalhador. "Ali no momento, não estava sincronizado o semáforo da via terrestre, nem da via ferroviária", afirma o delegado Lucas Maia, responsável pelas investigações.

O acidente foi registrado de vários ângulos por câmeras de segurança. Nas imagens é possível observar que o semáforo está verde para os veículos na rua. O caminhão, que estava carregado de trigo, segue pela via. Enquanto isso, o trem se aproxima e buzina. O trem então bate contra a lateral do caminhão, que bate contra a moto e os carros que estavam próximos a ele.

Pessoas envolvidas no acidente e testemunhas foram ouvidos pela polícia nesta quinta-feira. "O motorista do trem fala que, a partir de um ponto base, veio dando avisos sonoros, os quais não foram ouvidos, segundo relatos prestados na delegacia pelos motoristas dos veículos", detalha o delegado.

Segundo Carlos Hardt, professor e doutor em Gestão Urbana, a sinalização é responsabilidade do município e da União. Por se tratar de um trecho sob concessão, a parte federal fica à cargo da concessionária – no caso em questão, a Rumo. Porém, a concessionária afirma que a operação dos semáforos rodoviários adjacentes ao cruzamento ferroviário não é de responsabilidade da empresa.

No local, além dos semáforos, há uma placa indicando a linha férrea e outra pedindo para que os motoristas parem, olhem e escutem.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito de Pinhais, Alfredo Borges Moreno, a sincronia entre os semáforos já foi estudada, mas não foi possível colocar em prática um sistema com sensores.

Conforme Moreno, há um pátio de manobra da concessionária ao lado da passagem de nível. "Pelo fato de sempre haver composições paradas nesse pátio de manobra, elas impossibilitam que haja um envio real de informação de quando uma composição vai passar", afirma.