Falta de respeito: pessoas usam bosque do Centro de Eventos como depósito de lixo

Geral
São Lourenço do Oeste | 19/07/2016 | 15:38

Autor e fotos: Marcelo Coan

Descaso e falta de respeito com o bem público e o meio ambiente. Assim pode ser explicada a atitude de algumas pessoas que costumam jogar lixo em locais inadequados como canteiros, lotes baldios e áreas de preservação. O caso mais recente, levado ao conhecimento dos meios de comunicação de São Lourenço do Oeste por alguns moradores, foi registrado no bosque do Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. Além de móveis, roupas, plásticos e material didático, irresponsáveis depositaram no local uma carcaça de animal morto.

Uma mulher que reside nas proximidades do bosque explicou que com frequência algumas pessoas jogam lixo no local. “Na semana passada eu enxerguei um homem jogando uma cama, um colchão, um sofá e mais um monte de lixo. Tentei impedir a ação, mas o homem se evadiu rapidamente do local com uma Fiat/Strada”, disse ela lembrando que é preciso ter consciência e respeito, pois o poder público já havia feito a limpeza do local.

De acordo com o biólogo Filipe Matheus Soligo, além da poluição, o acúmulo de lixo naquele local acarreta na proliferação de animais e insetos. Entre eles, ratos e o mosquito Aedes Aegypti. No caso da carcaça do animal, o biólogo lembra que pode haver a contaminação do solo e gerar incômodo às famílias que residem nas proximidades em função do odor.

Segundo Soligo, é bom que haja uma conscientização rápida, pois o desrespeito pode gerar um problema maior que atinje a sociedade de forma geral. Um exemplo disso seria o local se tornar um criadouro do mosquito Aedes Aegypti. “Não adianta tirar o problema de sua casa e levar para o bosque. É um risco grande”, chama a atenção o biólogo.

Organização e limpeza

Entendendo que a situação é um problema de falta de educação e consciência de algumas pessoas, no fim da tarde desta segunda-feira (18), no Supermercado Amauri, representantes da imprensa lourenciana estiveram reunidos para discutir o assunto e traçar algumas estratégias que possam favorecer na conscientização da sociedade. Uma das ideias era o envolvimento da comunidade num mutirão de limpeza. Entretanto, na manhã desta terça-feira (19), a prefeitura de São Lourenço do Oeste fez a limpeza do local. Pelo menos duas cargas de caminhão com móveis, plásticos, roupas, material didático e entulho foram retirados do bosque.

Estamos de olho

Como a limpeza do bosque já foi realizada pelo município, a imprensa lourenciana ficará de olho se o ambiente será mantido limpo. Para isso, conta com a colaboração da população que denuncie sempre que enxergar um ato de desrespeito com o meio ambiente e o bem público, que é de todos.