Informações: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste
Foto: Divulgação
Foram apenas três dias sobre os cuidados do Corpo de Bombeiros de Palmas (PR), mas o bebê bugio ruivo de cerca de cinco meses ganhou um nome da corporação. “Batizado” de Mul, o animal foi recolhido pelos bombeiros em uma residência no bairro Santuário. Ele tinha uma corda no pescoço, estava bastante debilitado e, segundo os bombeiros, a proprietária da residência observou uma movimentação estranha de seus cachorros e acionou os profissionais.
Mul conviveu com os bombeiros, que além do nome, deram alimentos e carinho. Ele foi entregue à Polícia Ambiental na quinta-feira (10). Segundo o sargento Charles da Polícia Ambiental, o animal foi encaminhado para o zoológico da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep) de Dois Vizinhos (PR). Ele também relatou que é muito precoce falar em domesticação do animal, pois trata-se de um filhote, no entanto, não é descartada a possibilidade, uma vez que estava em área residencial.
O sargento ainda destacou que a presença desse tipo de primata é bastante incomum, principalmente pelo fato de tanto o bugio ruivo (caso de Mul) quanto o bugio preto estarem na lista dos animais ameaçados de extinção. O hospital veterinário da Unisep não se manifestou até o momento sobre a avalição clínica do novo morador da unidade.