Informações: Governo do Estado
Foto: Reprodução
Uma força-tarefa com equipes de bombeiros voluntários e militares, polícia e Defesa Civil foi montada para trabalhar em São Francisco do Sul, onde explodiu uma carga de Fertilizantes à base de nitrato de amônia na noite desta terça-feira (24). O acidente ocorreu no terminal marítimo da cidade.
O Corpo de Bombeiros está trabalhando a madrugada inteira para manter a temperatura para evitar uma nova explosão, afirma o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus. “Não é um gás tóxico, é um gás oxidante. As pessoas têm que evitar inalar esse pó, ficando o mais longe possível”, alerta Hobus. O secretário salienta que a mudança do vento pode levar a fumaça para outra direção, por isso, a importância de deixar as áreas próximas ao local da explosão. Se inalada, a fumaça provoca coceira na garganta e náuseas.
A Defesa Civil já fez a evacuação em s bairros próximos. Cerca de 150 famílias foram retiradas de suas casas. Todas as providências estão sendo tomadas, incluindo a vinda de técnicos de Brasília e São Paulo para ajudar na operação. No local do acidente, há uma carga de 10,5 toneladas de fertilizante. A BR -280 está bloqueada na entrada de São Francisco para evitar risco às pessoas.