Frio em Santa Catarina: sensação térmica atinge -15°C na Serra

Geral
Florianópolis | 27/04/2016 | 15:14

Informações: Governo do Estado
Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema

Depois de um mês de calor fora de comum, com máximas de até 38°C, os catarinenses puderam sentir a mudança brusca no tempo. Houve registro de vento, chuva, geada e muito frio e ainda há previsão de neve nos próximos dias. O inverno começa em 21 de junho, mas o frio intenso já está marcando presença com força total. Na madrugada desta quarta (27), houve chuva congelada nas áreas mais altas da Serra. A temperatura mais baixa do Brasil ocorreu em Bom Jardim da Serra: -0,8°C. A sensação térmica chegou a -15°C, segundo a Epagri/Ciram. O frio promete ser ainda mais intenso na madrugada desta quinta-feira (28), com mínima de até -6°C.

Em Urupema, no Morro das Torres, a temperatura mínima registrada durante a madrugada foi de -0,3ºC. O Morro das Torres é o ponto mais alto do município, com cerca de 1.750 metros de altitude. No local, a paisagem e as torres de comunicação ficaram cobertas de gelo devido à combinação de umidade, vento forte e temperaturas negativas.

A metereologista da Epagri/Ciram, Gilsania Cruz, explicou que a mudança no clima acontece devido a uma massa de ar frio, de origem polar, que avança da Argentina e favorece a diminuição mais acentuada na temperatura. “Não descartamos a possibilidade de neve nas áreas altas do Planalto Sul. Quinta e sexta-feira, o Estado será marcado por geadas em grande parte do Oeste ao Planalto, e de forma mais isolada nas regiões do Vale do Itajaí e Litoral, com temperatura mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas, podendo chegar a -6ºC no Planalto Sul. Serão dias de muito frio, com características de outono/ inverno”, disse.

Gilsania informou que o mar também estará agitado, com possibilidade de ressaca. Toda a ondulação mais alta está associada ao ciclone extratropical que está se intensificando próximo ao Litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul.