Informações: NSC
Foto: Fábio Pavan
Uma massa de ar frio irá derrubar bruscamente as temperaturas em Santa Catarina a partir desta segunda-feira (28), de acordo com a Defesa Civil. O declínio de temperatura será mais intenso entre a noite de segunda e o amanhecer de terça-feira (29), quando a temperatura deve ter queda de cerca de 10°C, principalmente entre o Oeste, a Serra e o Planalto Norte.
As mínimas na terça-feira podem alcançar valores negativos nas regiões mais altas da Serra, no Oeste e Planalto Norte. No Alto Vale do Itajaí e nas regiões de Serra na Grande Florianópolis, as temperaturas ficam entre 5°C e 9°C. Nas regiões mais costeiras, as mínimas se aproximam da casa dos 8°C a 10°C.
O frio persiste até pelo menos quinta-feira (31), sobretudo entre as noites e os amanheceres. Ao longo desta semana, conforme a Defesa Civil, a massa de ar frio irá estabilizar o tempo, sobretudo a partir desta terça.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu no domingo (27) um aviso especial de agitação marítima e ressaca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, a partir de segunda-feira (28). Nessas regiões, a previsão é que as ondas tenham entre quatro e cinco metros de altura, próximo à costa, e acima de seis metros, em alto mar. No Litoral Norte, as ondas devem ficar acima de três metros. Essas condições devem seguir até, pelo menos, quarta-feira (30).
Entre a segunda e a terça-feira (29), a atuação de um ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa de Santa Catarina, provoca intensas rajadas de vento do quadrante Sul na faixa Leste do Estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.