Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
Cumprindo agenda no Extremo-Oeste do Estado nesta quinta-feira (6), o governador Raimundo Colombo esteve em São Lourenço do Oeste durante à tarde, onde foi recebido por lideranças locais, regionais e estaduais no auditório da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste).
A vinda do governador se deu pela apresentação aos prefeitos da segunda etapa do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Colombo disse que o programa é uma forma de ajudar o município a realizar obras e melhorar a infraestrutura do Estado. O governador reforçou aos prefeitos que com os municípios fortalecidos e produtivos, o Estado consolida o viés de enfrentamento da crise, que tem como pilares, não só investimentos em cada um dos municípios, mas a decisão de não aumentar impostos e a concentração de esforços em setores que se tornaram alternativas mais viáveis para o dinamismo econômico, como o turismo, a produção agrícola e as exportações, entre outras medidas e mecanismos de gestão pública.
O presidente da AMNoroeste e prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, disse que os municípios que pertencem à associação são pequenos e estão numa ponta do Estado muito distante da capital, porém, a região é que faz a ligação com o Rio Grande do Sul e é ainda a porta de entrada para portos, BR-282 e outras rodovias importantes de Santa Catarina, ou seja, é de extrema importância para o escoamento da produção.
Caleffi explicou que ainda não sabe qual o valor destinado para os municípios da AMNoroeste, mas adiantou que em São Lourenço do Oeste os recursos serão aplicados 100% em infraestrutura urbana. O Fundam 2 destinará R$ 700 milhões entre os 295 municípios.
Presença
Acompanharam o governador em São Lourenço do Oeste, deputados estaduais e federais, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Walmor Pederssetti, o presidente da Câmara Municipal, Agustinho Menegatti, prefeitos, vice-prefeitos, empresários e vereadores.