Governador visita Defesa Civil e ações são anunciadas

Geral
Florianópolis | 15/07/2015 | 09:29

Informações e foto: Governo do Estado

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (14), em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, e o adjunto Rodrigo Moratelli, divulgaram as ações do Governo do Estado e os trabalhos realizados em relação às chuvas que atingiram, até o momento, 43 municípios catarinenses.

O trabalho da Defesa Civil é realizado em etapas, começando pelo monitoramento de eventos climáticos e emissão de avisos à população por meio das coordenadorias regionais e municipais e mídia. Caso os municípios sejam atingidos, as ações são no atendimento às vítimas com a destinação de itens de assistência humanitária (colchões, kits acomodação, higiene e limpeza, água e cestas básicas) e abrigos, ou em casas de parentes ou em locais públicos.

Durante esse momento também é feito o levantamento dos danos para que os municípios que alcancem os índices de danos estipulados pela Lei Federal 12.608 possam decretar situação de emergência. A outra etapa é na reabilitação e na reconstrução, na limpeza e no reparo dos danos causados pelas chuvas.

“Nesse momento estamos deslocando máquinas para desobstruir as estradas mais afetadas, ajudando na limpeza de ruas e no atendimento as famílias atingidas. A nossa preocupação é a possibilidade de inundação em algumas cidades por causa no nível do rio Uruguai que está subindo. Por volta de 15 horas atrás registrava 5,4 metros acima do nível normal e o limite é de 7,5 metros”, disse Hobus.

A Defesa Civil registrou até o momento 2.047 pessoas afetadas, 40 desabrigados, oito feridos, 579 unidades habitacionais danificadas ou destruídas, duas empresas danificadas e ou destruídas, 20 instalações públicas danificadas ou destruídas, incluindo escolas, três infraestruturas públicas danificadas ou destruídas e duas mortes. Até terça, dez municípios informaram situação de emergência: Maravilha, Chapecó, Xaxim, Saudades, Coronel Freitas, Xavantina, Seara, Cordilheira Alta, Abdon Batista e Modelo.