Governo municipal de São Lourenço do Oeste e delegação chinesa discutem parcerias

Geral
São Lourenço do Oeste | 08/06/2017 | 13:16

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, cumpriu uma agenda extensa de compromissos em Florianópolis no início desta semana, com audiências sobre as construções do presídio e do novo Fórum da comarca. Teve ainda reuniões com deputados estaduais e na Federação Catarinense de Municípios (Fecam), onde é conselheiro por ser presidente da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste).

Foi nesta viagem que uma oportunidade de novas parcerias surgiu. Através do deputado estadual Kennedy Nunes, o prefeito Caleffi foi apresentado ao secretário geral da Associação Internacional das Cidades Irmãs (Cifca), Qing Boming, da China. A delegação chinesa, liderada por Boming, está especialmente em Santa Catarina para estabelecer parcerias, convênios e intercâmbios. A Cifca é uma organização nacional da República Popular da China cuja missão é fortalecer relações de amizade entre cidades e governos da China e de outros países.

Depois deste primeiro contato, o prefeito explica que o governo municipal de São Lourenço do Oeste terá que fazer um levantamento socioeconômico e repassar à Cifca. Esse é o primeiro passo para que, futuramente, o município tenha um relacionamento de cidade-irmã e consiga investimentos internacionais.

Novo Fórum

Recentemente, o município recebeu um pedido do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para que se ampliasse, em dez anos, o prazo de permuta dos terrenos doados para a construção de um novo Fórum. Nesta semana, em audiência com o presidente do TJSC, desembargador José Antônio Torres Marques, o prefeito Caleffi recebeu a garantia de que o prédio será construído até 2022, ou seja, metade do prazo.

O prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Agustinho Assis Menegatti, do vereador Dasio Franz, do deputado estadual Valdir Cobalchini, do secretário geral do TJSC, juiz Jefferson Zanini, e de representantes do Ministério Público.

Construção do presídio

Sobre a construção do presídio, o prefeito de São Lourenço do Oeste teve reunião com a secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Lucca, na presença também do deputado Cobalchini, e com o secretário de Planejamento, Murilo Flores. De acordo com Caleffi, as lideranças estão trabalhando para que seja aprovado o financiamento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e, posteriormente, passe pelo Governo do Estado.