Grupo de apoio busca ajuda para tratar pessoas com a doença de Alzheimer

Geral
São Lourenço do Oeste | 28/04/2016 | 08:56

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

Recentemente, o Hospital da Fundação, através do dr. Hoppalon Odinei Bader, e o Lar de Lázaro, através da proprietária Graziela Pereira do Amaral, criaram um grupo de apoio aos familiares e cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer, com o objetivo de, juntos, trocar experiências, informações, sanar dúvidas e, assim, ajudar ainda mais os pacientes.

Na noite de quarta-feira (27), no Auditório Celso Deon Lazzarotto, no Sicoob Noroeste, cerca de 50 pessoas participaram da segunda reunião do grupo, conduzida por Hoppalon. Alguns participantes relataram como é o cotidiano das pessoas que sofrem com doença de Alzheimer, uns em fase mais adiantada, outros menos. A mudança de humor nos pacientes, por exemplo, foi unanimidade entre eles.

Os profissionais de saúde que participaram da reunião também contam que a doença tem afetado pessoas cada vez mais jovens e que os cuidados certos são muito importantes. Graziela diz que atualmente, somente no Lar de Lázaro, são 27 idosos com a doença.

Saiba mais

O Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. As conexões das células do cérebro e as próprias células se degeneram e morrem, comprometendo a memória e outras importantes funções mentais.

Perda de memória e confusão mental são os principais sintomas. Não há cura, mas medicamentos e estratégias de controle podem melhorar os sintomas temporariamente. É uma doença crônica, que pode durar anos ou a vida inteira.