Grupo em app onde só vale assobiar reúne mais de 700 pessoas

Geral
Santa Catarina | 24/06/2026 | 14:45

Informações: G1SC
Foto: Divulgação

Sem mensagens de texto, apenas áudios de assobios. Essa é a regra para participar do grupo de assobiadores criado por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em um aplicativo de mensagens. Embora a ideia tenha surgido no campus, furou a bolha e já reunia, na terça-feira (23), mais de 740 membros de todo o país.

O grupo proíbe que os participantes mandem mensagens de texto, sob o risco de banimento em caso de descumprimento da regra. A exceção são as figurinhas que fazem referências a assobios - essas podem.

Embora a comunidade criada em 19 de abril seja chamada de "grupo de assobiadores UFSC", ela não possui vínculo oficial com a instituição.

O g1 entrou no grupo e descobriu que, entre os áudios, há uma variedade de tons e andamentos: tem quem faça sons aleatórios e quem reproduza a melodia de músicas famosas, por exemplo. A interpretação fica a cargo de quem ouve.

Outras constatações curiosas chamaram a atenção:

- Há pessoas de diversas partes do Brasil, como Paraná (PR), Bahia (BA) e São Paulo (SP);
- O grupo recebe em média cerca de cinco mensagens por dia;
- As mensagens são enviadas por pessoas diferentes, de todas as partes do Brasil;
- A comunidade costuma reagir aos áudios com emojis.

Grupo permite apenas assobios

O grupo, criado pelo estudante de Química da UFSC Gabriel Martinez, foi inspirado em dinâmicas semelhantes em outras localidades.

A também estudante de Química Rhayane Wenzel Rockstroh, que participa desde o início, e que é uma das administradoras do grupo, diz que poucas pessoas descumprem as regras. “A principal regra é não falar sobre nada que não seja assobiando. Ou você manda áudios de assobio, ou você manda figurinhas de assobio. O pessoal é bem de boa com isso. A maioria entende as regras. Mas tem um ou outro que vai lá e manda uma mensagem de texto; a gente apaga a mensagem e avisa: se mandar de novo, é banido”.

O grupo explodiu após a criação, chegando a ter mais de 50 pessoas por dia entrando na comunidade, diz Rhayane. A divulgação ocorre de forma orgânica, com alunos compartilhando o link entre eles.

Quais as regras?

- Áudios de assobio: Permitido (ou qualquer som parecido com assobio).
- Figurinhas de assobio: Permitido.
- Outras figurinhas: Proibido (apenas figurinhas relacionadas a assobios são permitidas).
- Imitações: Proibido imitar animais.
- Divulgações: Proibido divulgar outros grupos ou links externos.