Informações: G1SC
Foto: ProFranca
Pesquisadores do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis de Santa Catarina avistaram 120 baleias-francas durante um sobrevoo que é feito anualmente durante a temporada. A ação, que ocorreu no sábado (4), percorreu a costa entre Florianópolis e Cidreira (RS). Ao todo, foram registradas 60 pares de mãe com seus filhotes. O número é quase três vezes o registrado em setembro passado, quando 43 animais foram encontrados.
A maioria dos animais foi encontrada entre a Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e a Gamboa, na cidade de Garopaba, no Sul catarinense. No perímetro, foram 18 pares de mãe e filhote.
Segundo Karina Groch, diretora de pesquisa do projeto, a expectativa foi superada durante o sobrevoo. As baleias se reproduzem em média a cada três anos, mas o intervalo pode aumentar após períodos em que há pouca disponibilidade de alimento. "Estamos muito felizes com o resultado final, quase o três vezes este número do ano passado, e este e um excelente resultado", disse. O objetivo do sobrevoo é realizar a fotoidentificação individual das baleias, para estudos populacionais e de uso de habitat.
A análise das fotografias feitas durante o sábado ainda não foi realizada, e o número de baleias poderá ser atualizado. No entanto, em uma pesquisa inicial os pesquisadores encontraram animais que já haviam sido localizados anteriormente no litoral.
As baleias-francas
A baleia-franca é uma espécie ainda ameaçada de extinção no Brasil, e conta com uma população estimada em cerca de 550 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. Os números são baseados em 15 anos de dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie. O monitoramento sistemático de longo prazo é fundamental para acompanhar a recuperação populacional da espécie no sul do Brasil.





