Hacker ataca banco de dados da Câmara de Beltrão

Geral
Francisco Beltrão | 27/04/2016 | 12:17

Informações e foto: Jornal de Beltrão

Uma ação de hackers invadiu o sistema e o banco de dados da Câmara Municipal de Francisco Beltrão (PR). O hacker criptografou as informações de contabilidade e de recursos humanos do Legislativo. Com isso, todos os arquivos são convertidos em código secreto e não se consegue mais o acesso aos sistemas, paralisando os trabalhos dos setores de contabilidade e de controladoria da Casa de Leis. A ação também não permite o acesso ao portal da transparência da Câmara, que é ligado aos dois sistemas.

De acordo com Claiton Charles Comin, contador do Legislativo, o sistema foi danificado entre o feriado de 21 de abril e domingo (24), período em que a Câmara não funcionou. Desta forma, não é possível lançar e nem acessar os dados até que o servidor seja formatado e os sistemas reinstalados. Comin espera que todo o processo de recuperação seja concluído até sexta-feira (29), visto que os procedimentos de reparos estão em andamento. Ele também informa que os arquivos não serão perdidos porque o sistema possui backup, uma cópia de segurança, onde tudo é armazenado. Se não tivesse este dispositivo, tudo seria perdido.

A ocorrência foi comunicada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), até mesmo em função da falta de acesso ao portal da transparência. Um fato que chama a atenção é que aparece um e-mail nos arquivos danificados. Geralmente, os hackers entram nos sistemas dos órgãos públicos e através do e-mail que aparece tentam negociar valores para liberar o funcionamento. Neste caso não foi mantido nenhum contato.

Este tipo de crime vem acontecendo com frequência em todo o país. Recentemente, hackers danificaram os arquivos da prefeitura de Capitão Leônidas Marques (PR). Como não tinha backup, todos os dados perdidos terão que ser relançados no sistema.