Homem cai em golpe nas redes sociais em São Lourenço do Oeste; saiba como evitar

Policial
São Lourenço do Oeste (SC) | 27/05/2024 | 14:28

Informações:

Um homem de 48 anos foi vítima de um golpe virtual em São Lourenço do Oeste (SC). O caso foi registrado na noite de sábado (25), por volta de 21h.

De acordo com a Polícia Militar, em relato da vítima, o criminoso entrou em contato através de uma rede social utilizando o perfil de um conhecido. Lá, anunciava a doação de móveis e utensílios domésticos. Ele pediu um valor em dinheiro para cobrir os custos de transporte e frete até São Lourenço do Oeste, alegando trazer os itens de outro município. Confiando na oferta, a vítima depositou R$ 600 em nome de uma terceira pessoa. Após perceber o golpe, o homem registrou um boletim de ocorrência.

Segundo a PM, o amigo da vítima teve a conta clonada pelo bandido, que efetuou o crime.

Como se proteger

Ataque de contas clonadas é um dos golpes digitais utilizados por bandidos. Os cibercriminosos podem clonar contas de qualquer usuário, se passam por essas pessoas e tentando se comunicar com seus amigos e/ou seguidores. “A maneira mais rápida de verificar se você foi contatado por uma conta clonada é entrar em contato com essa pessoa por um método alternativo, como uma ligação telefônica. Para manter suas próprias contas seguras, é recomendado definir seu perfil como privado, bem como definir certos limites para quem você permite te seguir”.