Hospital São Bernardo faz festa beneficente para arrecadar fundos

Geral
Quilombo | 17/07/2015 | 08:44

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Divulgação

A Beneficência Camiliana do Sul Hospital São Bernardo, assim como muitas instituições de saúde de todo o país, precisa constantemente de ajuda financeira da comunidade para manter as portas abertas. Sem recursos suficientes das esferas estadual e federal, é com a ajuda da população e órgãos municipais que o atendimento continua sendo feito.

No domingo (19), o Hospital São Bernardo, de Quilombo, fará sua a 8ª Festa Beneficente, que será realizada no salão paroquial da Igreja Matriz. No cardápio, leitão a pururuca, costelão, saladas e acompanhamentos. Haverá uma missa às 10h e depois o almoço, às 12h.

Segundo a diretora administrativa da unidade hospitalar, Luciene Basso Meurer, a festa é realizada todos os anos, sempre próxima à data do dia 14 de julho quando se comemora o Dia de São Camilo, padroeiro dos enfermos. Ela explica que a maior dificuldade do hospital hoje é a questão financeira e o valor nem sempre é suficiente para manter a infraestrutura e o corpo de médicos e outro funcionários. Luciene diz que os recursos da festa são destinados sempre para benfeitorias.

A organização da festa espera cerca de 600 pessoas. Os ingressos estão sendo vendidos somente no hospital, mas haverá alguns no local do evento, antes do almoço.

Atendimentos

Hoje, o Hospital São Bernardo atende, além de Quilombo, os municípios de Coronel Martins, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Santiago do Sul e União do Oeste. Mais de 90% dos serviços são feitos pelo SUS, que não tem a tabela reajustada há anos. São 23 internamentos por dia (média), 45 cirurgias por mês (baixa e média complexidade) e 1,1 mil atendimentos mês no pronto-socorro.