Igreja precisou ser demolida após chuva de granizo no PR

Geral
Pinhão (PR) | 16/07/2024 | 09:14

Informações: G1PR
Foto: RPC

O pastor Elias Militão de Mello estava na Igreja Evangélica Caminho da Fé, em Pinhão (PR), quando a chuva de granizo derrubou o teto e rachou as paredes do local, que precisou ser demolido após o temporal.

Ele conta que tudo aconteceu em menos de três minutos, enquanto estava organizando o espaço para os cultos do dia seguinte e saiu na porta após escutar um barulho de "pedras" caindo no teto. "Eu pensei 'vai cair o teto da igreja'. Só deu tempo de abrir a porta e sair; quando eu saí, caiu o teto da igreja e as paredes racharam", disse ele à RPC.

O granizo foi registrado na tarde de sábado (13) e também danificou cerca de 150 casas na cidade. O pastor conta que a igreja estava há cerca de um ano no imóvel, que fica no bairro Ouro Verde e precisou ser demolido no domingo (14) porque teve a estrutura comprometida e havia risco de desabar no imóvel vizinho, onde funcionam estabelecimentos comerciais.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. "A gente dá graças a Deus e louva a Deus por tudo porque não foi num dia de culto, porque se não poderia ter acontecido coisas piores", afirma o pastor Elias.

A Defesa Civil estima que 150 casas foram danificadas pela chuva de granizo, que afetou 420 pessoas em Pinhão. Os estragos foram registrados em oito bairros da área urbana e quatro localidades rurais. Houve destelhamentos e alagamentos em residências e também danos em veículos.

As estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mais próximas de Pinhão ficam na cidade vizinha de Candói (PR) e em Entre Rios (PR). De acordo com o órgão, no sábado, Entre Rios registrou 30,2 mm de chuva acumulada, enquanto que em Candói o total foi de 59,6 mm.