Incentivo para quem mora no município e estuda fora

Geral
Campo Erê | 31/03/2015 | 10:17

Autor: Marcelo Coan
Foto: Prefeitura de Campo Erê

Desde o ano passado, alunos de Campo Erê que fazem curso superior ou profissionalizante em cidades e municípios vizinhos têm parte do transporte subsidiado pela administração municipal. O auxílio é garantido através da lei municipal 1.787 de 4 de julho de 2014.

Em 2014, quando o auxílio começou a ser oferecido, 117 acadêmicos foram contemplados, contudo, a previsão é que este número cresça em 2015. Segundo o presidente da Associação Universitária de Campo Erê, Gilberto Alves de Amaral, o auxílio beneficia acadêmicos que residem no município, mas estudam, por exemplo, em São Lourenço do Oeste, Pato Branco (PR), Chapecó, Francisco Beltrão (PR), São José do Cedro e São Miguel do Oeste.

No ano passado, a administração destinou R$ 30 mil para o subsídio do transporte. Amaral explicou que o valor é rateado entre os inscritos, proporcional a distância da instituição de ensino. No primeiro ano o subsídio cobriu cerca de 33% do valor do transporte. Mesmo que ainda não haja conhecimento do número de beneficiados e quantidade repassada pelo município, acredita-se que o custeio chegue a pelo menos 30% neste ano.

Recurso

De acordo com o presidente da Associação Universitária de Campo Erê, inicialmente o repasse é feito na conta da associação. O rateio é feito conforme o número de inscritos. Neste ano, como o processo de inscrições será finalizado no fim de abril, as parcelas serão depositadas no período entre maio e novembro.

“Embora não contemple 100% do transporte, o auxílio é importante. Sabemos que os acadêmicos têm muitas despesas ao longo da formação”, disse lembrando que as inscrições ainda estão abertas e a data limite é 21 de abril.

Quilombo

Nesta segunda-feira (30), o prefeito de Quilombo, Neuri Brunetto, assinou um convênio que prevê o repasse de R$ 125 mil para a Associação dos Acadêmicos de Quilombo (Amaq). O valor será destinado para o custeio do transporte de aproximadamente 250 alunos durante o ano de 2015.