Instabilidade causou microexplosão no RS

Geral
Guaíba (RS) | 18/01/2022 | 18:21

Informações: G1RS
Foto: RBS

O município de Guaíba (RS) foi atingido por uma microexplosão, causada pela instabilidade e pelo calor, conforme informou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul em nota técnica publicada nesta terça-feira (18).

A cidade foi atingida pelo fenômeno na tarde de segunda-feira (17). De acordo com a prefeitura, pelo menos duas mil casas foram atingidas. O município decretou situação de emergência. O bairro Santa Rita foi um dos mais atingidos, junto do Conjunto Habitacional (Cohab). A Igreja Betel sofreu diversos danos com a chuva e vento fortes. Parte da estrutura cedeu. O mesmo aconteceu com o prédio da Escola Carmen Alice Laviaguerre e em imóveis na Rua Vinte e Seis.

O posto de saúde que fica no bairro Cohab suspendeu atendimentos devido aos danos sofridos na estrutura devido ao temporal. Quatro ginásios foram destelhados.

O governador, Eduardo Leite, sobrevoou a área atingida na terça. "Hoje pela manhã [terça-feira], falei com o prefeito Marcelo Maranata e estamos, com nossa equipe da Defesa Civil do RS atuando junto ao município para prestar assistência no que for necessário", postou.

O que é uma microexplosão

Segundo a nota da secretaria, microexplosão é um evento de tempo severo associado a fortes correntes de ar que se espalham horizontalmente, chegando a percorrer cerca seis quilômetros de distância, com duração de dois a cinco minutos.

Apesar de rápido, pode produzir ventos de até 270 km/h. Quando uma microexplosão atinge uma região, deixa para trás um padrão em linha reta de destruição e detritos, diferente dos tornados, que deixam rastros em padrão circular.

A microexplosão em Guaíba está relacionada à instabilidade que chegou à Região Metropolitana de Porto Alegre na tarde de segunda, e que aliou-se ao calor e à umidade.