Informações: SDR de São Lourenço do Oeste
Foto: Câmara dos Deputados
De 21 a 25 de setembro, a jovem Alana Karolyne Dametto dos Santos, 16 anos, aluna do 3º ano da Escola de Educação Básica (EEB) Rui Barbosa, de São Lourenço do Oeste, está experimentando a jornada de trabalho de um deputado federal, em Brasília.
De 64 participantes, Alana conquistou o 1º lugar na elaboração de um projeto de lei. Representado o estado de Santa Catarina, ela foi empossada deputada jovem e está participando de diversas atividades na Câmara dos Deputados em Brasília.
A aluna desenvolveu um projeto que dispõe sobre a inclusão de bônus na pontuação do Sisu para jovens participantes de trabalhos voluntários. Para a elaboração do projeto, a aluna contou com a orientação da professora Mariluci Sozo.
Alana fala que o objetivo do projeto é incentivar o trabalho voluntário entre jovens. Ela acrescenta ainda que pretende com isso engajar mais a juventude no voluntariado e fazer com que atuando assim sejam recompensados no setor educacional e obtenham garantias para qualificação profissional.
O programa
Em todo o Estado, 64 estudantes se inscreveram no programa. Eles deviam elaborar e apresentar um projeto de lei abordando a realidade brasileira com observação de problemas que precisam de solução, propondo possíveis alternativas para temas de relevância para o Brasil.
Os projetos selecionados na etapa estadual foram encaminhados à Câmara dos Deputados para a etapa nacional, quando uma comissão, formada por especialistas em processo legislativo, escolheu os melhores. Dos 78 “Jovens Deputados” escolhidos, dois são de Santa Catarina.
Os trabalhos tiveram início com distribuição dos parlamentares nas Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro e distribuição dos projetos aos relatores, simulando todas as etapas do processo legislativo.